EM CASO DE TROCA DE ENDEREÇO O SEGURADO DEVE AVISAR A CORRETORA!
MUDAR DE ENDEREÇO E NÃO AVISAR O CORRETOR PARA ATUALIZAR APÓLICE PODE CAUSAR PREJUÍZO EM CASO DE SINISTRO
05.11.2020 – Fonte: CQCS
https://www.segurogaucho.com.br/index.php/noticias/interna/mudar-de-endereco-e-nao-avisar-o-corretor-para-atualizar
Manter a apólice do seguro auto atualizado é muito importante, não só para este tipo de produto como os demais ramos. Os dados que constam na apólice são essenciais para a seguradora e para o cliente e podem ter um impacto direto no pagamento da indenização em caso de sinistro.
Para entender melhor a situação, o CQCS conversou com Dorival Alves de Sousa, vice-presidente de marketing da Fenacor. De acordo com ele, é muito importante alertar ao segurado que ele deve avisar imediatamente a seguradora ou ao seu corretor de seguros quando mudar de endereço para que seja feita uma atualização em sua apólice.
“Providenciar o aviso de mudança de endereço quando o assunto é seguro auto é importante por alguns motivos. Um dos fatores está relacionado à precificação do seguro, pois o local onde ele passa a noite, ou seja, o CEP de pernoite, é um item preponderante no cálculo do preço do seguro. Por isso, quando há alteração nesse CEP, é fundamental alertar a seguradora ou a corretora”, explicou.
Ele também pontua que pode haver problema se o segurado mudar de endereço para um outro considerado mais perigoso, não avisar seguradora ou ao corretor de seguros, e o veículo é furtado ou roubado. “Quando houver regulação do sinistro por parte da seguradora, a mesma poderá realizar uma investigação e, se for constatado que o endereço de risco do segurado não é o que consta na apólice de seguro, e que não foi realizada a devida comunicação, a indenização, provavelmente, não será paga”.
Dorival também tranquiliza o segurado que acredita que a mudança de endereço, obrigatoriamente, irá gerar custos extras. “Pode ou não gerar custo adicional para o cliente. Você pode, inclusive, receber determinado valor de volta, dependendo do risco calculado. Às vezes, não há o pagamento adicional. Por isso, o mais indicado é que o segurado entre em contato com a sua corretora de seguros ou com a seguradora e informe a mudança de endereço para que o ajuste na apólice seja feito”.